terça-feira, outubro 30, 2007

Revista "Ceramica" (Espanha) destaca os encontros de Boassas








Encuentros Internacionales de Arte . Culla 2007


Del 20 de octubre al 7 de Noviembre se celebrará en Culla (Castellón) la primera edición de esta de estos encuentros, que siguen la línea marcada por los encuentros de Boassas (Portugal), de 2004 y 2006.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Capela de N.ª Sr.ª do Amparo


Aspecto da seiscentista capela de Nossa Senhora do Amparo, pertencente à já aqui mencionada Casa do Cubo. No seu interior encontra-se uma sepultura datada de 1650, que se supõe ser de António do Amaral Semblano, que foi Capitão-Mor do concelho de Ferreiros de Tendais e Senhor da mesma Casa do Cubo. A foto é da autoria de Nascimento Tendais e integra o livro (a publicar brevemente) "Boassas-Uma Aldeia com História).

sexta-feira, outubro 19, 2007

... e duas novas ligações recíprocas

Um pouco fora de tempo (motivo pelo qual pedimos desculpa) descobrimos duas novas "reciprocidades". Trata-se do original e contestatário "Pimenta Negra" e do não menos curioso "Está de velho". Aqui fica o nosso agradecimento e, claro, a nossa retribuição.

Boassas citado pelo "Ison 21"

O nosso blogue teve mais uma vez destaque, desta feita a partir do interessante "Ison 21", que nos chega de Espanha e a propósito do mais recente artigo sobre o Padre Himalaya.

segunda-feira, outubro 08, 2007

TGV - Travar para pensar...

Chegou-nos por "e-mail" o seguinte texto que consideramos de grande acutilância e pertinência. Transcrevemo-lo, com a devida vénia ao autor, apesar de não estar assinado. O texto chama-se:

*Travar para pensar*

"Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferençava dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos, nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).

Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

CABE ao Governo REFLECTIR.

CABE à Oposição CONTRAPOR.

CABE AOS CIDADÃOS MANIFESTAREM-SE!!!

CABE À TUA CONSCIÊNCIA REENCAMINHAR OU DEIXAR FICAR!!!"

sábado, outubro 06, 2007

O "Sargaçal" despede-se com um retrato da terra...

O nosso blogue de referência - o fantástico "Sargaçal" - despede-se com um retrato da terra. Sabemos que assim é, que tudo tem que terminar um dia, o que não impede de sentirmos a mágoa de vermos desaparecer algo de que gostamos e com o qual chegamos a trocar opiniões e partilhar ideias. Esperamos e desejamos que o "Sargaçal", cuja semelhança com as aves pela sua ideia de liberdade possa, qual fénix, renascer um dia. Entretanto fica o louvor e o nosso agradecimento por tudo o que nos foi dado aprender e partilhar...

sexta-feira, outubro 05, 2007

Sinalização das Aldeias de Portugal


As Aldeias de Portugal continuam a sua acção em prol do desenvolvimento do interior. Em visita à sua interessante página da "internet" ficamos a saber que, já durante este mês, as aldeias classificadas vão dispôr de sinalização própria e apropriada. Esperemos que este seja um esforço apreciado e reconhecido, que ajude a parar definitivamente a destruição galopante que se vem verificando... No referido espaço pode ler-se o seguinte:

"A partir do mês de Outubro de 2007, quem visitar as Aldeias classificadas pela ATA-Associação do Turismo de Aldeia com a marca " Aldeias de Portugal", irá encontrar nas entradas principais novas placas de sinalização.

Estas novas placas seguem uma linha semelhante para as 36 Aldeias classificadas, permitindo, a quem as visita, diferenciar as aldeias, associando-as a uma marca de qualidade reconhecida."